Voltar para página inicial







 
 
 
 
 
 
 

Rejuvenescimento facial

Marco Aurélio Linhares

Marco Aurélio Linhares

Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica Facial e Medicina Estética

Rejuvenescer é tornar-se mais jovem, é o ato de prevenir e tratar o envelhecimento facial, naturalmente relacionado ao embelezamento. São procedimentos usados para melhorar ou restaurar a aparência jovem da face. Vale ressaltar que o envelhecimento da pele não é somente reflexo da idade cronológica.

É uma realidade a crescente procura por rejuvenescimento facial devido, principalmente à:

Longevidade As pessoas estão vivendo mais e com mais saúde. A perspectiva de vida de homens é de 69 anos e 4 meses e mulheres 77 anos, com certeza no futuro será ainda maior.

Está aumentando o número de idosos e muitos estão desfrutando de excelente saúde física e mental.

É fato que a longevidade é uma conquista impactante da civilização. Tão importante quanto aumentar o ciclo vital é o fato de que o bem-estar e a própria aparência da juventude podem ser prolongados por muito mais tempo. A longevidade apresenta-se também como uma grande conquista social e histórica.

Mídia /Moda É grande a ênfase dada a imagem da juventude por parte da mídia e da moda.

Homens Elevação dos números de homens que começam a se submeter aos procedimentos de rejuvenescimento facial.

Custo Diminuição dos custos das cirurgias e outros procedimentos tornando-os acessíveis a um número maior de pessoas.

Causas do envelhecimento e seus agravantes

• Cronológico (idade).
• Genética, características familiares e raciais.
• Ganho e perda de peso, no tradicional “efeito sanfona”.
• Gravidade.
• Tabagismo.
• Exposição excessiva e desprotegida aos raios solares.
• Insônia e outros.

Prevenção (cuidados/hábitos)

• Uso de protetores solares.
• Boa alimentação/nutrição.
• Não fumar.
• Sono suficiente.
• Atividade física.

Informação Fácil acesso, por todos os meios de comunicação, inclusive via internet apesar de nem sempre confiáveis ou comprovadas cientificamente (consulte seu médico).Uma vez mais crescente a procura, ocorrem aprimoramentos dos estudos e pesquisas, surgindo novas tecnologias e tratamentos inovadores.

A face do ser humano caracteriza-se como o seu “cartão de visita”. Nela expressamos os nossos sentimentos, através dos movimentos e das mímicas faciais como alegria, choro, raiva e o sorriso, associados ou não à comunicação verbal.

São vários os procedimentos que auxiliam no tratamento estético facial, todos eles são importantes para o rejuvenescimento. Não podemos interpretar o beneficio destas novas técnicas em detrimento de outras. E muitas vezes necessitamos de mais de um método para otimizarmos o resultado.

Os procedimentos a serem escolhidos dependem do grau de envelhecimento que o paciente apresenta. Todos passíveis de risco e complicações, uns mais e outros menos. Somente o seu médico pode avaliá-lo (diagnóstico preciso).

Procedimentos estéticos mais frequentes

Aplicação de toxina botulínica A toxina é injetada em algumas áreas do rosto e paralisa as contrações musculares e por isso, reduz as rugas e previne o surgimento de novas.

Mais usado na região frontal e lateral da órbita (pés de galinha). Também para elevação das sobrancelhas, queixo enrugado, sorriso gengival e rugas labiais.

Peeling Químico É uma substância aplicada no rosto que elimina camadas da pele. O superficial, melhora o brilho, a textura e manchas. O profundo, com excelente resultado para um grau acentuado de envelhecimento da pele, suaviza cicatrizes de acne, elimina, inclusive rugas definitivas, e manchas. Tal procedimento proporciona grande rejuvenescimento de modo duradouro.

Preenchimento Uma substância preenchedora é injetada em locais específicos do rosto (sulcos nasolabiais, bigode chinês, região malar, ângulo mandibular e queixo). O ácido hialurônico é o mais comum.

Os procedimentos mais frequentes para um grau mais acentuado de envelhecimento são os peelings profundos e as cirurgias

Ritidoplastia ou Lifting Facial Consiste no reposicionamento de tecidos (músculos e gordura da face) e ressecção do excesso de pele. Ótima opção para a queda de tecidos faciais/cervicais e também para o excesso de pele.

Blefaroplastia (Pálpebras) Indicado para o excesso de pele e/ou bolsas de gordura na área dos olhos. O excesso da pele é retirado, às vezes músculos, geralmente reposicionando as bolsas de gordura inferiores para a região malar.

Frontoplastia (suspensão das sobrancelhas) Indicada para pacientes com sobrancelhas geneticamente baixas ou que caíram com o envelhecimento.

Suspensão do terço médio da face Indicada nos casos de queda da musculatura e gordura da região malar (maçã do rosto).

Ainda nas cirurgias plásticas: nariz (rinoplastia) e orelhas de abano (otoplastia).

Hoje há muitas opções no rejuvenescimento facial, com tantas diferentes áreas de foco, que um plano de tratamento médico personalizado pode ser a melhor maneira de alcançar seus objetivos. E a grande maioria é realizada com anestesia local e, às vezes, associando sedação.

 
 
 
 
 
 
 
Compatilhe com um amigo.
 

Copyright © 2010 Em Movimento Editora Ltda.     -     Última modificação: 15 de julho de 2013       -       Design: Celso h_S